Abreutur - Barcelona

Barcelona

Barcelona é uma cidade maravilhosa do Mediterrâneo, capital da Catalunha e que harmoniza a história, a cultura, a arte e as paisagens de mar e montanha.
O urbanismo de Barcelona é único, integrando bairros medievais, ruas cheias de carisma e os mais belos exemplos do modernismo.
Particularmente bem conhecidas são as obras arquitetônicas de Antoni Gaudí, que foram designadas Patrimônio Mundial da UNESCO - ParK Güell, Palácio Güell, Casa Milà, Casa Vicens, a obra de Gaudí na fachada da Natividade e a cripta da Sagrada Família, a Casa Batlló e a cripta da Colonia Güell.
As obras excecionais de Antoni Gaudí dão à cidade uma aura artística única e demonstram a rica herança monumental que guarda Barcelona, uma cidade que é uma referência arquitetônica, artística e cultural em todo o mundo.
A Basílica da Sagrada Família é o principal símbolo deste patrimônio impressionante e, embora iniciada pelo arquiteto Francisco de Paula, após a sua morte Gaudí encarregou-se da obra implementando uma incrível criatividade ao grandioso e ainda inacabado templo.
Museus como o MNAC ou o Museu Picasso, cenários verdes como Montjuïc ou o Parque da Ciutadella, a praia de Barceloneta, a dinâmica Rambla, o modernismo do Passeig de Gràcia ou o antigo Bairro Gótico, fazem de Barcelona um dos destinos turísticos mais populares da Europa.

Com uma impressionante oferta cultural e patrimonial, Barcelona é uma cidade extraordinária que sempre vale a pena visitar.
Destino turístico de fama mundial, referência do Modernismo e com monumentos únicos, Barcelona proporciona numerosos passeios pelos seus diferentes e interessantes bairros.
Passeando na famosa Rambla, cheia de restaurantes, lojas e edifícios de interesse histórico, uma parada no Mercado La Boquería é altamente recomendada para desfrutar de um extraordinário contraste de cores e agradáveis cheiros e também conhecer ou provar os melhores produtos.
Localizado no final de La Rambla, o Monumento a Colombo é um dos mais emblemáticos de Barcelona.
O Bairro Gótico (Barri Gòtic) de Barcelona é o núcleo mais antigo e uma das partes mais interessantes da cidade. A catedral é o monumento mais notável de um centro com vestígios de um passado romano e medieval.
Um dos museus mais destacados desta culturalmente rica cidade é o Museu Picasso, localizado a poucos minutos do Bairro Gótico, no artístico e nobre bairro de Born. O museu abriga uma coleção de mais de 3.500 obras do notável artista de Málaga, cuja vida se ligou a Barcelona desde a sua juventude.
Barcelona é uma referência do Modernismo e no Passeig de Gràcia e seus arredores existem importantes monumentos deste movimento artístico, como a Casa de Les Punxes, La Pedrera, Casa Batló, Casa Amatller e Casa Lleó Morera.
La Pedrera / Casa Milà, projetada pelo arquiteto Antoni Gaudí, é um dos edifícios mais importantes do século XX, considerado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO. Também catalogada pela Unesco, e outra obra do genial Gaudí, a Casa Batlló apresenta, no seu interior e exterior, detalhes maravilhosos que a tornam uma das obras mais incríveis da cidade.
O legado arquitetônico deixado por Gaudí a Barcelona é extenso e valioso. Entre as muitas obras, algumas já mencionadas, destaca-se o Park Güell, localizado na parte alta de Barcelona, considerada uma das mais importantes obras do modernismo no mundo.
A Basílica da Sagrada Família, embora também tenha “a mão” de Gaudí, teve como primeiro arquiteto Francisco de Paula, que trabalhou nela até sua morte. Gaudí o sucedeu e, apesar de respeitar os traços neo-góticos iniciais, implementou seu próprio estilo. No momento, ainda continuam as obras para desta maravilhosa basílica que se destaca no urbanismo de Barcelona.
Com paisagens de montanha e mar, subindo de funicular para Montjuïc, se alcançam vistas incríveis. Em Montjuïc é possível visitar a Fundação Miró, a Anella Olímpica, o Poble Espanyol e o impressionante Museu Nacional de Arte da Catalunha, também conhecido por MNAC, que se destaca por sua valiosa coleção de arte românica.
Por sua vez, indo em direção ao mar, se podem verificar as mudanças que resultaram da comemoração dos Jogos Olímpicos de 1992. Como pontos importantes se apresentam o Parque da Ciutadella, onde se ergue o Arco do Triunfo, a Vila Olímpica, o Porto Olímpico, o bairro de Barceloneta e sua praia.
 

Com produtos terrestres e marítimos de excelente qualidade, com mercados magníficos e restaurantes tradicionais e inovadores, a cozinha de Barcelona está em sua melhor forma.
Além disso, em toda a cidade se encontram lugares incríveis onde é possível desfrutar de menus extraordinariamente saborosos.
A gastronomia típica de Barcelona apresenta os traços da apreciada cozinha mediterrânica, embora suas receitas mais conhecidas tenham uma identidade própria.
Quanto aos pratos mais típicos da gastronomia de Barcelona destacam-se o Pa Amb Tomàquet (Pão com tomate), Escalivada, Calçots con Salsa Romesco, Carn d´olla, Esqueixada de Bacallà, Fricandó, Faves a la Catalana, Escudella, Butifarra con Mongetes, Calamares A La Romana, Pollo Asado a la Catalana e Arroz Negro.
Entrando no território dos doces são especialidades de Barcelona Crema Catalana, Mel i Mató, Coca de Sant Joan, Panellets, Catànies, Turrón de Agramunt, Carquinyolis, Tortell, Neulas e Pa de Pessic.
Sua diversidade de produtos pode ser resumida no peixe fresco, queijos, vinhos, salsichas, produtos da horta e azeite.
A cena gastronômica de Barcelona se completa com os vinhos D.O. Penedès, Pla del Bages ou o exclusivo e espumante Cava.

Barcelona é a capital da comunidade autônoma da Catalunha.
Em Barcelona fala-se catalão, uma língua românica que é co-oficial com o espanhol.
Barcelona é a segunda cidade mais populosa da Espanha depois de Madri.
O Museu Picasso foi criado na cidade de Barcelona pela vontade do próprio artista.
Os sete edifícios de Antoni Gaudí construídos em Barcelona ou nas proximidades inscritos na lista do Patrimônio Mundial são: Parque Güell, Palácio Güell, Casa Milà, Casa Vicens, a obra na fachada da Natividade e a cripta de La Sagrada Família, Casa Batlló e a cripta de Colonia Güell.
Na Sagrada Família há uma pintura cujos números sempre somam 33, a idade de Cristo quando morreu.
O Palau de la Música Catalana e o Hospital de la Santa Creu i de Sant Pau de Lluís Domènech i Montaner são os únicos edifícios em Barcelona declarados Patrimônio da Humanidade que não são obra de Gaudí.
A estátua de Cristóvão Colombo aponta para Maiorca.
A cidade é conhecida por ter acolhido os Jogos Olímpicos de Verão de 1992.
O Bar Marsella é o mais antigo de Barcelona, ainda em atividade (desde 1820), foi frequentado por artistas como Dalí, Picasso, Gaudí e Hemingway.
No filme "Vicky Cristina Barcelona", do cineasta Woody Allen, aparecem o Parque da Ciutadella, a Rambla, a Sagrada Família, La Pedrera e o Park Güell.

Conheça os destinos