Abreutur - Oviedo

Oviedo

Situada entre a cordilheira Cantábrica e o golfo de Vizcaya (Biscaia), Oviedo é uma cidade com sabor de natureza, arte e festividades.
Em pleno coração das Astúrias, Oviedo é a cidade do Pre-românico, declarado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO. Esta encantadora cidade é conhecida pelo seu centro histórico medieval, pelas esculturas urbanas que decoram as ruas e pelas incríveis paisagens de natureza.
As igrejas, os conventos, os museus e a arquitetura demonstram a riqueza patrimonial e cultural da capital asturiana que tem como atração principal a magnifica Catedral de Oviedo, um símbolo do Gótico espanhol.
Mantendo sua aura monástica e régia, Oviedo guarda o Santo Sudário, que se encontra depositado na Cámara Santa da Catedral de Oviedo, sendo exposto ao público apenas três dias por ano.
Cidade milenar, referência do Caminho de Santiago Primitivo, Oviedo possui uma gastronomia sublime e uma intensa vida cultural.

Oviedo é uma cidade que encanta pelas suas magníficas paisagens, sua história e seu patrimônio arquitetônico e religioso.
No centro histórico desta cidade milenar se destacam vários pontos de interesse, como o Mosteiro de San Pelayo, o Museu de Belas Artes e o Museu Arqueológico de Astúrias, instalado no antigo convento beneditino de São Vicente, que apresenta as descobertas arqueológicas mais recentes realizadas na região. No entanto, a principal atração do centro histórico é a Catedral de San Salvador de Oviedo. O monumento, situado na Plaza de Alfonso II – El Casto, impressiona pela imponente fachada gótica e pela sua torre principal de estilo gótico e renascentista, com 80 metros.
Dentro do conjunto arquitetônico da Catedral se integra o edifício da Cámara Santa, declarada Patrimônio da Humanidade pela Unesco, que guarda relíquias como duas cruzes e um relicário de ouro, prata e pedras preciosas.
A peça mais valiosa da Catedral é o Santo Sudário. O Santo Sudário é um pano venerado como um dos objetos fúnebres que envolveram o Senhor, mencionados por São João no Evangelho.
Oviedo é a cidade do pré-românico asturiano, precursor dos estilos românico e gótico, e muitos são os exemplos que se podem encontrar na cidade, como a Igreja de Santa Cristina de Lena, a Câmara Santa e a Foncalada, declarados Patrimônio da Humanidade pela UNESCO.
As mais de 100 esculturas espalhadas pelas ruas fazem de Oviedo um verdadeiro museu ao ar livre. Uma dessas esculturas, La Guisandera, se encontra na rua Gasgona, conhecida como “el Bulevar de la Sidra”, que é o melhor lugar para experimentar a bebida mais tradicional da região que, inclusivamente, inspira muitos pratos da gastronomia asturiana.

Influenciada pela maravilhosa gastronomia asturiana, a cozinha tradicional de Oviedo se baseia em receitas que aproveitam os melhores produtos provenientes da costa e da montanha.
A gastronomia de Oviedo apresenta a famosa Fabada Asturiana, que é um cozido composto por feijão, carne de porco, morcela e chouriço.
Outros saborosos pratos típicos Ovetenses são Garbanzos con Bacalao y Espinacas, Cachopo, Callos e o Pastel de Cabracho, um pastel salgado.
Não deixe de degustar os queijos Cabrales ou Gamoneu, ambos com denominação de origem no principado das Astúrias.
Carbayones é uma sobremesa com imensa tradição em Oviedo. Frixuelos, Picatostas, Casadielles, Tarta de Almendra, Arroz con Leche, Moscovitas e bombons de Peñalba são outros doces bastante apreciados.
A Sidra é a bebida mais tradicional de Oviedo que, inclusivamente, tem uma rua batizada de “Bulevar de la sidra”, onde se encontram várias Sidrerías. A Sidra é uma bebida tonificante, diurética e digestiva.
 

A origem de Oviedo remonta à Alta Idade Média.
O Santo Sudário de Oviedo é um pano de linho manchado de sangue, com marcas de queimaduras de velas, venerado como um dos objetos fúnebres que envolveram o Senhor depois de sua Paixão e que são descritos por São João no Evangelho.
Oviedo foi capital do primeiro reino cristão da Península Ibérica.
Oviedo é uma referência do Caminho de Santiago Primitivo, aquele cujo fundador foi também um rei asturiano, D. Alfonso II.
Woody Allen rodou em Oviedo cenas do filme “Vicky Cristina Barcelona”, protagonizado por Javier Bardem, Penélope Cruz, Scarlett Johansson e Rebecca Hall.
A Cerimônia de Entrega dos Prêmios Princesa de Astúrias é o principal destaque da vida cultural da cidade.

No product found

Conhe�a os destinos