Abreutur - Vidago

Vidago

A poucos quilómetros de Chaves, no fundo de um vale onde convergem o rio Avelames e a Ribeira de Oura, se encontra a vila de Vidago, uma importante estação Termal cuja fama remonta ao período romano.
Vidago é um importante destino termal e possui um belíssimo palácio-hotel: o Hotel Vidago Palace, construído em 1910, outrora frequentado pela realeza. Restaurado recentemente a unidade preserva o charme de outros tempos numa brilhante conjugação com o magnífico Parque Centenário possuidor de uma extensa riqueza botânica.
As suas reconhecidas águas termais, cuja alcalinidade da nascente nº1 é superior à francesa Vichy, a água mineral natural gasocarbónica, o seu restante patrimônio natural, evidenciado nos fabulosos cenários verdejantes, assim como a magnificência do luxuoso palácio centenário, fazem de Vidago um ponto obrigatório na eclética região Norte de Portugal.

Destino termal de eleição, Vidago é uma pequena e encantadora vila pertencente a Chaves, que possui um interessante patrimônio monumental e natural.
Os principais monumentos religiosos de Vidago se encontram documentados na Capela de São Simão, datada de 1802, e na Igreja Matriz, erguida em honra de Nossa Senhora da Conceição, a padroeira da vila. De estilo neo-românico, a referida igreja foi construída na década de 40.
Outra importante construção na vila é o Solar dos Machados, um edifício cálido de estilo barroco que integra uma capela.
Visite o Santuário do Alto do Côto, situado numa colina, constituído por uma torre e uma pequena capela, onde se encontra sepultada Dona Eugénia Adelaide Morais Campilho Malvão, benfeitora dos pobres e por isso conhecida por Santa Eugénia do Vidago.
Passeie no Parque Natural que rodeia o Vidago Palace Hotel e contemple as suas árvores centenárias. O Parque apresenta uma paisagem típica do início do século XX, com trilhos, arvoredo, espelhos de água e quatro fontes, duas das quais ainda ativas para prova ou tratamento mediante indicação médica.

Vidago espelha a inigualável gastronomia Flaviense reveladora de maravilhosos produtos regionais como o presunto, a alheira, a linguiça, a chouriça de cabaça, o salpicão e a bucheira.
Encontre mesas cheias de pratos típicos confecionados por hábeis mãos, designadamente a Sopa de Penca, a Salada de Bacalhau, o Arroz de Fumeiro, a Posta Barrosã, o Polvo Cozido, o Cabrito Assado, o Cozido e a Feijoada à Transmontana, os Milhos à Romana e o célebre Folar, uma iguaria à base de massa fofa recheada de carne de porco, presunto, salpicão e linguiça.
O tradicional Pastel de Chaves é um símbolo da pastelaria do concelho de Chaves e é confecionado com massa folhada e a mais selecionada carne picada.
A doçaria é variada e apresenta especialidades como o Pudim de Feijão Branco, o Leite-creme Tostado, as Peras bêbedas, as Rabanadas, os Papos de Anjo, o Doce de Gila e os Doces de Abóbora.
Na vila de Vidago podem ser provados os vinhos brancos e os das adegas tradicionais que entretanto se foram desenvolvendo em zonas limítrofes.

O povoamento de Vidago é anterior ao século XII.
Os romanos utilizavam a água de Vidago para beber e lavar o corpo porque acreditavam que esta era curativa.
O Vidago Palace Hotel foi projetado pelo Rei D. Carlos I que desejava ver construída uma estância terapêutica de luxo com relevância internacional.
O Vidago Palace Golf Course está entre os melhores campos de golfe da Europa.
Pode ser provada uma pequena dose de água da Fonte da Água de Vidago.
As águas Vidago são provenientes de quatro nascentes de águas minerais, frias, com mineralização hipersalina, composição bicarbonatada, sódicas e alcalinas, com teores de arsénico, ferro e flúor.
As águas de Vidago superam a alcalinidade das famosas águas de Vichy.
Vidago é a única marca portuguesa de água com gás no segmento premium.

Conheça os destinos