A Abreu
 > Home > A Abreu > A Abreu

A nossa história
A sede nos anos 60
"Edifício Abreu" - Linda-a-Velha - Lisboa

A Agência Abreu, fundada no Porto em 1840, pelo Sr. Bernardo de Abreu, ainda hoje pertence à mesma família e descendentes diretos, da quinta geração.
Iniciou as suas atividades no reinado de D. Maria II de Portugal, filha do imperador D. Pedro I do Brasil e que posteriormente veio a ser o rei D. Pedro IV de Portugal para garantir a sucessão no trono à sua filha. Em 1822, D. Pedro tinha feito a independência do Brasil, para onde havia partido com toda a família real, após a invasão napoleônica.

Nessa época era grande a emigração do norte de Portugal, das províncias do Minho e de Trás-os-Montes, bem como da Galícia, no norte de Espanha, para a Venezuela e para o Brasil.

O Sr. Bernardo de Abreu, conceituado comerciante da cidade do Porto, que havia sido também imigrante no Brasil, abriu a Agência Abreu para tratar dos passaportes, dos vistos de emigração e da passagem de navio para a América do Sul, sobretudo para os que pretendiam emigrar para o Brasil.
Os primeiros escritórios situaram-se na Rua do Loureiro, na cidade do Porto, "Em frente da igreja do mosteiro de S. Bento" que deu mais tarde lugar à estação de caminho de ferro do mesmo nome. Tiveram a localização privilegiada para a venda da passagem de comboio para Lisboa e para o atendimento dos emigrantes que chegavam do interior à cidade do Porto.

Assim nasceu a Agência Abreu intimamente ligada ao Brasil, sendo hoje a mais antiga Agência de Viagens do mundo, e também a maior rede de lojas de viagens em Portugal.

No início, a atividade da empresa estava muito ligada às Companhias de Navegação e à Abonação de Passaportes, sendo para isso exigido ser um Agente Autorizado. Desta forma, a designação Agência Abreu foi adotada desde muito cedo.
Após a Segunda Guerra Mundial, o incremento da aviação comercial encurtou as distâncias entre os continentes. Iniciou então a Agência Abreu a sua expansão no âmbito do turismo internacional. Com frequência, clientes do Brasil solicitavam, por intermédio de agências de viagens brasileiras, que a Agência Abreu organizasse viagens pela Europa, na maior parte das vezes operadas em grandes automóveis americanos, com guia motorista.
 

Por volta do final dos anos 50 iniciaram-se as primeiras viagens em grupo, as excursões em ônibus, circuitos esses que até hoje a Agência Abreu opera com enorme sucesso.
Deram-se também os primeiros passos na atividade de Carga, que viria a resultar na constituição da empresa Abreu Carga - hoje uma referência na atividade de Transitários.

Mais de 100 anos depois, em 1959, muda de escritórios para a Av. dos Aliados, no Porto, a apenas cerca de 500 metros de distância - mas já no que é ainda hoje o principal praça da cidade do Porto.

Nessa altura foi nomeado o primeiro representante no Brasil e, mais adiante, em 1969, constituiu a sua própria empresa, com escritórios no Rio de Janeiro e em São Paulo. Também já nos anos 60 em Portugal abrira escritórios em Lisboa, Coimbra e Faro. Nos anos 70 prosseguiu a expansão internacional com a abertura dos escritórios de Nova Iorque, Madrid, Londres, México, Caracas e Buenos Aires.
 

Na década de 80, estendeu a sua rede de lojas a várias cidades do interior de Portugal e, também, ao Funchal na Ilha da Madeira. Criou também o seu Operador Turístico - Club 1840 - que se tornou uma referência no panorama turístico internacional; e ainda outros departamentos especializados tais como o Departamento de Empresas, Congressos, Grupos e Incentivos, Turismo Religioso, etc.

Nos anos 90, inaugurou novas instalações centrais em Linda-a-Velha (Oeiras) nos arredores de Lisboa - mantendo, no entanto a sua Sede Social e um alargado conjunto de serviços no Porto.

Abriram-se mais lojas principalmente na área da Grande Lisboa, no Grande Porto e também em várias ilhas dos Açores.

Iniciou também atividade o Abreu Direto - um serviço telefônico especializado e de horário alargado, que viria mais tarde a incorporar também o canal internet, com o lançamento do primeiro website.

Nos anos 2000, continuou a sua expansão em Portugal, principalmente em centros comerciais, alcançando a empresa o expressivo número de 130 lojas próprias somente em Portugal.

Lançou também um novo conceito em Portugal - o Mundo Abreu - uma feira de viagens que incorpora uma forte componente de aproximação de fornecedores com os clientes finais, traduzido na presença ativa de um alargado número de parceiros privados (hoteleiros, companhias aéreas, companhias de cruzeiros, locadoras de automóveis, etc.) e entidades oficiais (regiões de turismo, organismos de promoção turística, etc.) de todas as partes do mundo.
 

Em 2010, no início de uma nova década, a empresa mantém a sua orientação histórica de crescimento gradual do seu volume de negócios e de enriquecimento da sua estrutura patrimonial, apoiada exclusivamente na sua própria capacidade financeira.
Essa política de crescimento sustentado tem, ao longo dos anos, sido acompanhada de permanentes preocupações de modernização da sua estrutura de funcionamento, assim como do enriquecimento profissional dos seus Colaboradores.

Por isso, foi a Agência Abreu já muitas vezes agraciada e distinguida, pela qualidade de seus serviços, com inúmeros prêmios conferidos nos diversos países onde se estabeleceu ou onde mantém relações comerciais e institucionais.
 
O sucesso da empresa é determinado pelo seu melhor ativo - os milhões de Clientes que nos têm honrado com a sua preferência ao longo dos 170 anos da nossa existência.

Muito Obrigado.