Abreutur - Aveiro

Aveiro

Entre o oceano e as vizinhas regiões montanhosas, Aveiro encanta pela romântica ria, pela elegante arquitetura, pelas tradições preservadas e pela deslumbrante zona costeira.
Conhecida como “Veneza Portuguesa”, Aveiro deve o seu charme à esplendorosa rede de canais que atravessa a cidade e aos coloridos barcos Moliceiros que pontuam as águas.
Aveiro é considerada a cidade-museu da Arte Nova, um movimento do século XX. Os sublimes edifícios de Arte Nova de Aveiro conferem uma atmosfera de requinte e apura o romantismo da cidade.
Ílhavo é uma cidade situada junto ao mar, com fortes tradições piscatórias que exibe o vigoroso patrimônio marítimo de Aveiro. Na Costa Nova, as coloridas casas junto à praia são um ponto de turismo muito procurado.
Conjugando modernidade, tradição, beleza natural e belos edifícios, Aveiro é um destino de tranquilidade, considerado um dos mais encantadores de Portugal.

Aveiro e Ílhavo são destinos encantadores ligados à beleza do mar e da ria.
Em Ílhavo, visite o Museu Vista Alegre que assinala a história da fábrica, o desenvolvimento estético da produção de porcelana e a sua importância na sociedade portuguesa. No Museu Marítimo de Ílhavo, conheça a história da região e a sua forte ligação com o mar e com a Ria de Aveiro.
Em Aveiro, a beleza do canal que atravessa a cidade deve ser contemplada a bordo de um tradicional e colorido barco Moliceiro. Este encantador cenário deu à cidade o cognome de “Veneza Portuguesa”.
Visite o Museu de Aveiro, localizado no Convento de Jesus, onde pode contemplar um exemplar da arquitetura do Barroco e um riquíssimo patrimônio de arte sacra. O museu é um tributo à Princesa Santa Joana, filha de D.Afonso V, que viveu a maior parte da sua vida no Convento de Jesus de Aveiro.
A Princesa Santa Joana foi beatificada em 1693, sendo considerada a Padroeira de Aveiro.
As belas praias da região merecem a sua visita, fique maravilhado com a marginal de casas coloridas da Costa Nova e com o imponente Farol da Praia da Barra.
Não deixe de conhecer o Parque D. Pedro, um bonito espaço verde que se integra com a ribeira.

Os sabores típicos da região de Aveiro revelam uma cozinha deliciosa confecionada com os melhores produtos da terra e do mar.
As sugestões de peixe são a Lampreia à Bordalesa, a Caldeirada de Enguias, as Enguias de Escabeche, as Línguas de bacalhau cozidas ou fritas, a Raia em Molho Pitau e as Espetadas de Mexilhão.
Nas carnes, os principais pratos são o Carneiro à Lampantana, o Leitão Assado, a Chanfana de Borrego, o Chouriço com Grelos e os Rojões.
Prove também o Pão caraterístico de Vale de Ílhavo.
Os Ovos-Moles são os mais famosos doces de Aveiro, mas também os Fios de Ovos, a Bolacha Americana, as Rabanadas e os Bilharacos de Abóbora com Frutos Secos são doces típicos muito apreciados.
A região conta também com o famoso Pão-de-Ló de Ovar, o Folar de Vale de Ílhavo e os Zamacóis de Oliveira de Azeméis.

Aveiro é conhecida como “Veneza Portuguesa”.
Santa Joana Princesa, filha de D.Afonso V, viveu e morreu no Mosteiro de Jesus, em Aveiro.
Aveiro é reconhecida internacionalmente como a cidade-museu da Arte Nova em Portugal.
A Arte Nova foi potencializada em Aveiro pelo retorno à cidade dos emigrantes que enriqueceram no Brasil.
Aveiro terá sido fundada por altura do imperador romano Marco Aurélio.
A água na ria de Aveiro é proveniente do mar.
Os canais da ria têm cerca de 3 km e são todos canais naturais, à exceção do Largo da Fábrica de Cerâmica.
Os moliceiros são usados para o transporte de turistas, mas no passado eram utilizados na apanha do moliço, umas algas existentes na ria que eram utilizadas para fertilizar o solo agrícola.
O Farol de Aveiro, na praia Barra, é o mais alto do país com 62 metros de altura.
“Ovos-Moles"  é o nome de um doce típico de Aveiro.

Conheça os destinos