17, 18, 19 e 20 de Agosto de 2018

Romaria de Nossa Senhora D'Agonia

A Romaria de Nossa Senhora D'Agonia acontece desde 1783, no mês de Agosto. Nesta maravilhosa celebração, a cidade de Viana do Castelo festeja a padroeira dos pescadores.
Atualmente, a cidade se enche de cores, alegria, cantares ao som de violas e concertinas, danças, fogo-de-artifício, e desfiles de trajes minhotos (considerados dos mais impressionantes de Portugal) numa homenagem à protetora da pesca - atividade tão fulcral para uma cidade que sempre dependeu muito do mar.
Todos os anos existe uma Feira de Artesanato, espetáculos musicais com artistas portugueses, fogo-de-artifício em diferentes locais da cidade, encontros de Bandas Filarmónicas do Concelho de Viana do Castelo, um Cortejo Etnográfico (onde é possível contemplar centenas de peças de filigrana em ouro nos pescoços e orelhas das minhotas) e um festival de Concertinas e Cantares ao Desafio.
Para marcar o fim das festividades acontece uma celebração de caráter solene, seguida da procissão ao mar, sendo que na noite anterior são expostos lindos "tapetes de flores" nas ruas da Ribeira.

Razões para escolher

Venha conhecer a Romaria mais famosa de Portugal.
Experiencie a alegria minhota, numa celebração que é um verdadeiro deleite para todos os sentidos!
Admire o tradicional traje minhoto, símbolo de Portugal.