De 01 a 30 Junho 2018

Santo António - Festas de Lisboa

Apesar de não ser o Padroeiro da cidade de Lisboa (que é São Vicente), Santo António é das figuras mais amadas pelos lisboetas. Nasceu e viveu em Lisboa (no local onde hoje é possível visitar a Igreja de Santo António) e, apesar de ter passado os seus últimos anos de vida em Itália, por Portugal ficaram histórias, lendas e memórias que perduram até aos dias de hoje, celebradas com carinho por toda a cidade de Lisboa.
Assim, ao longo de todo o mês de Junho, as ruas Lisboetas se enchem de pessoas, animação, música, bandeirinhas coloridas, bailaricos e um maravilhoso cheiro a manjericos (acompanhados de um cravo de papel e de uma quadra alusiva a Santo António, para serem oferecidos às senhoras) e a sardinha assada.
As festas de Lisboa atingem o seu ponto alto na noite de 12 de junho, com o desfile das marchas populares na Avenida da Liberdade, mas é na tarde do dia 13 que se dá a maior veneração do Santo António, com a procissão e os casamentos celebrados na Sé de Lisboa e abençoados pelo Santo, considerado popularmente muito casamenteiro!
As restantes noites do mês continuam animadas pelos arraiais nos bairros típicos de Lisboa, do Castelo à Mouraria, Graça, Alfama, Ajuda e Bairro Alto, com muita música e dança ao ritmo das canções populares.
Acontecem também outros eventos muito diversificados como shows de fado, jazz e outros géneros musicais, fado nos elétricos que atravessam a cidade, festivais de cinema e teatro, provas desportivas e exposições.

Razões para escolher

Não existe outra altura do ano em que seja tão fácil e divertido provar a gastronomia, dançar e fazer parte do espírito lisboeta como no mês de Junho.
Aproveite para comemorar uma das figuras históricas mais adoradas da cidade de Lisboa e para conhecer uma tradição da capital portuguesa com centenas de anos.
Fique a conhecer as ruas, as praças e os edifícios antigos das zonas mais interessantes da cidade como um verdadeiro lisboeta!