Abreutur - Alentejo

Alentejo

Planícies douradas, albufeiras idílicas, as vilas, as montanhas escarpadas e as praias inexploradas do litoral, são exemplares da beleza pura do Alentejo, uma região que preserva a história e se mantém fiel às tradições.
O Cante Alentejano, classificado como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO, é uma das mais fortes e reconhecidas tradições alentejanas.
Nesta terra localizada entre o Tejo e o Algarve, as mesas estão sempre cheias de petiscos e bons vinhos encorpados. A saborosa comida típica, os vinhos com reconhecimento internacional, a excelência dos produtos regionais, como os queijos, os enchidos e o maravilhoso azeite, são tesouros do Alentejo.
A região do Alentejo é dona de um vasto patrimônio monumental e religioso que aborda variantes arquitetônicas e artísticas de vários estilos e que são visíveis nos mosteiros, igrejas, conventos e nos belos e preservados centros históricos.
O Aqueduto da Amoreira de Elvas, o Templo Romano de Évora, o Santuário do Senhor dos Mártires de Alcácer do Sal, o Museu Regional de Beja ou o Castelo de Marvão são exemplares do patrimônio monumental da região alentejana.
No Alentejo é possível encontrar a tranquilidade embalada por planícies ondulantes, pontuadas por sobreiros ou oliveiras que resistem ao tempo. Entre as cidades patrimônio da UNESCO, a deliciosa gastronomia, os cenários naturais e as tradições preservadas, descobrir o Alentejo é garantia de viver uma experiência única e memorável.
 

Descobrir o Alentejo é viajar no tempo tendo como cenário as belas planícies e vilas históricas guardadas por Muralhas, que conservam o legado deixado por romanos e mouros.
A antiga cidade romana de Ammaia, abaixo de Marvão, ou as Ruínas de Torre de Palma, em Monforte, comprovam a presença romana.
Os primórdios da presença humana no território alentejano podem ser verificados através do circuito megalítico, no qual se destacam as pinturas rupestres nas Grutas de Escoural e o Dólmen do Zambujeiro, o maior em território português.
Ruas de xisto, janelas mouriscas, igrejas seculares e castelos preservados que oferecem vistas graciosas, marcam a traça das urbes alentejanas.
O Alentejo possui um extenso e valioso patrimônio monumental . As ruínas de Pisões, o Museu e o Castelo Beja, o impressionante castelo de Marvão, as fortificações e o aqueduto de Elvas, o Templo Romano e a Igreja de São Francisco, que integra a Capela dos Ossos, em Évora, são as principais atrações monumentais do Alentejo.
Imprescindível contemplar os panoramas verdejantes do tranquilo Alentejo, oferecidos pelos sobreiros e oliveiras, pelas albufeiras ou pela encantadora Serra de São Mamede.
O Alentejo é uma região que oferece experiências diversas relacionadas com a natureza, com a história e com a gastronomia. Conhecer o Alentejo é deixar-se surpreender pelos tesouros que esta terra esconde.

A gastronomia alentejana é uma agradável surpresa de paladares combinados com mestria por um povo acolhedor.
No Alentejo come-se bem, muito bem! As Sopas, as Açordas e as Migas são pratos que demonstram a excelência da comida da região.
As sopas têm um papel principal na gastronomia alentejana, sempre bem condimentadas e oferecendo várias opções: cação, açorda, beldroegas ou gaspacho, uma sopa que é servida fria.
Para além das sopas, a Carne de Porco à Alentejana, o Bacalhau e as Migas representam o melhor da gastronomia típica da região.
No que se refere à doçaria típica, as opções são muitas e irresistíveis: Trouxas-de-ovos de Beja, Bolo de Mel de Monforte, Pão de Rala e Queijadas de Évora, Tibornas de Vila Viçosa e Sericaia, a mais famosa de todas as sobremesas alentejanas.
Com regiões demarcadas, o vinho do Alentejo será o seu parceiro nessa aventura gastronômica, escolha um Poliphonia Reserva Branco ou um Tinto Vinhas da Ira.
Os queijos produzidos em Nisa, Serpa e Évora possuem uma qualidade de excelência e combinam de forma perfeita como os vinhos alentejanos.

O legado deixado pelos Mouros é encontrado por quase todo o Alentejo.
O Alentejo situa-se no sul de Portugal, entre o rio Tejo e o Algarve.
O Cante Alentejano foi considerado, em 2014,como Património Cultural Imaterial da Humanidade.
Évora é a cidade mais populosa do Alentejo.
o Centro Histórico de Évora entrou na lista de Patrimônio da Humanidade da Unesco em 1986.
Vasco da Gama nasceu no Alentejo, em Sines.
O Alentejo conquistou o título de "Melhor Região Vinícola a Visitar" no concurso mundial promovido pelo jornal USA Today.
Portugal é responsável por mais de 50% da produção mundial de cortiça, proveniente na sua grande maioria do Alentejo.
O Castelo de Marvão ergue-se a 850 metros acima do nível do mar.
Castelo de Vide é uma vila conhecida como “Sintra do Alentejo”.
Mariana Alcoforado foi uma freira portuguesa, nascida em Beja, que é considerada a autora das cinco Lettres Portugaises (As Cartas Portuguesas) dirigidas ao Marquês Noel Bouton de Chamilly, que se tornaram um clássico da literatura mundial.

Barragem do Alqueva - Alentejo
Marvão
Alcácer do Sal Monsaraz Beja Évora Marvão Elvas

Conheça os destinos