Abreutur - Évora

Évora

Localizada no coração do Alentejo, entre as douradas planícies pontuadas por sobreiros e oliveiras, Évora é uma cidade encantadora cujo centro histórico está catalogado como Patrimônio Mundial da UNESCO.
Évora preserva vestígios de diferentes épocas e civilizações, como Romanos e Mouros, guardando entre as suas muralhas um valioso patrimônio monumental.
O Templo Romano de Évora considerado durante muito tempo como um tributo a Diana, deusa romana da caça, ao que tudo indica foi edificado como homenagem ao Imperador Augusto. O Templo é o grande símbolo de uma cidade repleta de tesouros monumentais, como a Catedral de Évora, a Capela dos Ossos, o Museu de Évora, o Palácio dos Duques de Cadaval e a histórica Universidade.
Évora é uma cidade com um charme indiscutível, tanto pelo seu patrimônio histórico-arquitetônico e pela sua cultura, como pelo caráter acolhedor de seu povo e pela atmosfera estudantil.
Considerada a mais romântica cidade portuguesa, Évora é um do destino fascinante e imprescindível do Alentejo.

Explore os múltiplos encantos de Évora, admirando os vestígios deixados pelas diferentes civilizações que habitaram esta terra alentejana.
Imprescindível é passear pelo encantador centro histórico de Évora, considerado Patrimônio Mundial da Unesco, conhecendo os hábitos e as caraterísticas arquitetônicas locais.
No Templo Romano de Évora, também conhecido como Templo de Diana, construído para servir de local de culto ao imperador Augusto, encontrará um preservado símbolo da ocupação romana em Portugal.
A cidade de Évora é composta por inúmeros monumentos religiosos, na Sé encontrará um modelo de construção românica e gótica, com uma fachada assimétrica e com vários exemplares de arte sacra. Por sua vez, na igreja de São Francisco, será surpreendido pela Capela dos Ossos constituída pelos restos mortais de 5000 monges e será impossível não se impressionar com a sugestiva frase que pode ler-se à entrada: “Nós, ossos que aqui estamos, pelos vossos esperamos”.
No Museu de Évora encontra-se representada a história da cidade e toda sua riqueza cultural.
Vale a pena conhecer a história da Universidade de Évora, a segunda Universidade mais antiga de Portugal, fundada em 1559.
Durante o seu passeio, não deixe de visitar as boutiques selecionadas, as lojas de artesanato e apreciar a tranquilidade da cidade nos seus restaurantes e cafés.
 

Em Évora cada refeição é um verdadeiro manjar que, mais do que de Imperadores, é dos Deuses!
Comece a sua viagem pela gastronomia típica de Évora experimentando aperitivos deliciosos como o queijo curado, os enchidos, as azeitonas e o presunto.
Não deixe de apreciar as maravilhosas sopas, como a de tomate, de cação e panela, os pratos de borrego ou a tradicional carne de porco à alentejana.
Complete a refeição com um doce típico, como as Filhós Enroladas, as Queijadas de Requeijão, as Queijadas de Évora, o Pão de rala, o Pão-de-Ló de amêndoa, Azevias de Grão e Encharcada do Convento de Santa Clara.
Para acompanhar os deliciosos pratos da cozinha de Évora nada melhor do que um vinho maduro alentejano de reconhecido valor internacional.
Em Évora não faltam opções de restaurantes onde provar as maravilhas da gastronomia alentejana.

 

O Aqueduto da Água de Prata foi descrito em Os Lusíadas, obra notável de Camões. Destruído no século XVII, ainda subsistem 9km de aqueduto que podem ser vistos a partir da Rua Cândido dos Reis.
A cidade de Évora foi classificada com Patrimônio Mundial pela UNESCO, em 1986.
A Praça Giraldo, principal praça, testemunhou alguns atos sangrentos: a decapitação do então duque de Bragança, em 1483; e a cremação de pessoas, pela Inquisição, em 1573.
A Universidade de Évora foi fundada em 1 de Novembro de 1559, obteve bula papal como Universidade do Espírito Santo, foi fechada pelo Marquês de Pombal em 1759, reabriu em 1973 como Instituto Universitário de Évora que foi extinto em 1979, para dar lugar à nova Universidade de Évora.
O Museu de Évora é considerado um dos mais importantes de Portugal.

Conheça os destinos