Abreutur - Marvão

Marvão

Uma trilogia de vilas históricas e preservadas que enquadram cultura com paisagens naturais, quase selvagens, Marvão, Castelo de Vide e Monforte são destinos encantadores na região do Alentejo.
A vila medieval de Marvão tem uma localização impressionante numa escarpa virada para Espanha, a mais de 800 m de altitude. O Castelo de Marvão é uma construção de grande valor histórico, com uma localização incrível, que oferece vistas deslumbrantes.
A pouca distância de Marvão se encontra Castelo de Vide, uma vila integrada na verde Serra de São Mamede, que conserva o charme de um cenário medieval e guarda uma das mais bem preservadas judiarias de Portugal.
Monforte completa a tríade, esta pequena vila situada no topo de um vigoroso monte, junto à margem esquerda da Ribeira Grande, apresenta também vestígios da ocupação Romana, como as Ruínas de Torre de Palma, classificadas como Monumento Nacional.
O Parque Natural da Serra de São Mamede, que abrange Marvão e Castelo de Vide, é um local de extrema beleza natural onde podem ser observados abutres e águias.
Explorar este trio de vilas alentejanas promete ser uma experiência inesquecível, que permite conhecer a beleza natural e a história local.

Com um passeio de descoberta pelas três vilas portuguesas você se deslumbrará com as paisagens naturais e com a preservação da história e da arquitetura, visivelmente influenciadas por diversos povos.
Aproveite a tranquilidade e a paisagem de Marvão onde as muralhas envolvem um conjunto de casas brancas e a Igreja Matriz do século XV. O castelo de Marvão, obra ordenada por D. Dinis, fica situado no mais alto pico da Serra de São Mamede e está classificado como Monumento Nacional. As vistas que se alcançam desde o Castelo são impressionantes.
Abaixo de Marvão encontre vestígios romanos na cidade romana de Ammaia.
Seguindo até Castelo de Vide, visite a vila e conheça a Judiaria local, a Sinagoga do século XIII e aprecie a Fonte da Vila, cujas águas são consideradas curativas.
Percorra as ruas pitorescas e suba até ao Castelo que deu nome à vila, onde se encontra a igreja de N. S. da Alegria. Em Castelo de Vide visite também o Menir da Meada, o maior Menir da Península Ibérica.
Em Monforte encontre vestígios da presença Romana nas Ruínas de Torre de Palma, classificadas como Monumento Nacional. Em ruínas também se encontra o Castelo de Monforte, o monumento mais emblemático da vila.
Não deixe também de conhecer o artesanato local, no qual se destacam os tradicionais trabalhos em cortiça, madeira, pedra, chifre, vime e pele.

Multiplicando as ofertas gastronômicas por três e sabendo que estando no Alentejo a mesa farta é obrigatória, você encontrará em qualquer uma das vilas sabores maravilhosos.
Tarefa complicada será selecionar o prato a ser degustado entre a Sopa de Sarrapatel, as Migas com Entrecosto, o Arroz de Açafrão com Borrego, a Alhada de Cação e o Chibo de Cachafrito.
Entrando na doçaria típica, prove o pastel de Castanha de Marvão, que aproveita de forma sublime um dos produtos célebres da terra, o Toucinho Rançoso, um doce tradicional e conventual de Monforte, e as Boleimas de maçã de Castelo de Vide.
Igualmente maravilhosos são os vinhos da região, prove os maravilhosos vinhos da Herdade do Perdigão, situada em Monforte, que são dignos da aprovação de Baco.

Dizem que o nome da vila de Marvão se deve a um líder Mouro chamado Marvam.
Apesar de pequena, a vila de Castelo de Vide é a terra onde nasceram personalidades de relevo na história de Portugal como Mouzinho da Silveira e Salgueiro Maia.
D. Dinis ofereceu a vila de Monforte à sua filha D. Isabel como dote aquando do seu casamento.
A Ponte Antiga de Monforte é popularmente apelidada de Romana, mas diversos apontamentos indicam ser uma construção mais recente.
O vídeo de "I'm Ready" do aclamado músico brasileiro Rodrigo Amarante foi gravada na Cisterna de Marvão.
A vila de Castelo de Vide é conhecida por "Sintra do Alentejo" por causa da sua atmosfera romântica e da proximidade da Serra de São Mamede.
A histórica vila de Marvão está rodeada por muralhas do século XIII e do século XVII.
 

Conheça os destinos