Abreutur - Monsaraz

Monsaraz

No alto de uma colina que se ergue na dourada planície Alentejana encontramos a vila medieval de Monsaraz.
Monsaraz esteve sob domínio Mouro e foi reconquistada de vez por D. Sancho II, em 1232, com a ajuda dos Templários. Cercada por muralhas, Monsaraz conservou a traça original ao longo dos séculos, figurando como um exemplar de vila medieval, que se alça sobre o rio Guadiana.
As portas ancestrais que permitem a entrada na vila, revelam um cenário histórico onde as ruas de xisto contrastam com as casas caiadas e a tranquilidade é encontrada na contemplação das esplêndidas vistas sobre o Guadiana, a Barragem de Alqueva e os campos planos do Alentejo.
Em Monsaraz é possível viajar no tempo desfrutando dos costumes de uma pequena povoação a quem cabe a amável tarefa de viver numa das mais belas e antigas vilas de Portugal.

Portas ancestrais permitem o acesso a uma vila medieval encantadora, com uma longa e preservada história. Monsaraz é uma das mais belas vilas amuralhadas de Portugal, com ruas estreitas e casinhas caiadas.
Seguindo pela Rua Direita, a principal, no ponto mais alto fica localizado o Castelo. Construído no século XIII por Afonso III e D. Dinis, o castelo oferece panoramas excecionais da natureza que rodeia a vila.
A Igreja Matriz, do século XVI, merece a sua visita pelo seu estilo Renascentista, o frontão decorado por um painel de azulejos e uma Cruz da Ordem de Cristo, em honra de Nossa Senhora da Conceição, e pela magnífica e conservada talha dourada.
No Museu de Arte Sacra, localizado nos antigos Paços da Audiência, encontrará um espólio de vestes, livros religiosos e esculturas.
Além do patrimônio existente, Monsaraz oferece uma paisagem magnífica. Um passeio para descobrir a beleza da Albufeira do Alqueva é imprescindível.
Passeando pelas ruas da vila é possível encontrar lojas com peças de artesanato, com artigos de cortiça, azulejaria e cestaria.

A forma perfeita como os alentejanos misturam os sabores é comprovada também na gastronomia de Monsaraz.
Comece por petiscar com uma tábua de queijos e provando os tradicionais enchidos.
Saboreie os melhores pratos tradicionais alentejanos, como os Lombos de Porco preto, as Migas de Bacalhau, a Açorda e o Borrego Assado.
Não deixe de saborear os doces mais típicos, como a famosa e deliciosa Sericaia, o Bolo de Requeijão e o Bolo de Amêndoa.
E porque a boa comida se deve fazer acompanhar por um bom vinho, aprecie um extraordinário Reserva Monsaraz, da CARMIM – Cooperativa Agrícola de Reguengos de Monsaraz.
 

Monsaraz é uma vila medieval situada no topo de uma colina, com vista sobre o Guadiana e a fronteira com Espanha.
Conquistada ao Mouros por Geraldo Sem-Pavor, Monsaraz foi entregue por D.Sancho II aos Templários para sua defesa e povoamento.
A cerca muralhada de Monsaraz tem quatro grandes portas por onde se pode entrar na vila.
O Castelo de Monsaraz é um dos mais esplêndidos miradouros sobre a Barragem de Alqueva.
Em 2017, Monsaraz venceu a categoria “Aldeias Monumento” do concurso 7 Maravilhas de Portugal – Aldeias.
Perto de Monsaraz podem ser encontrados vários Megalíticos.
 

Conhe�a os destinos