Abreutur - San Sebastián

San Sebastián

Situada entre o mar e as montanhas, San Sebastián, Donostia em Euskera, é uma cidade maravilhosa que é conhecida como “A Pérola do Cantábrico”.
Com uma paisagem marcada pela espetacular baía da Concha, enquadrada pelo Monte Igueldo e pela ilha de Santa Clara, San Sebastián possui praias urbanas de areia branca e fina que são verdadeiras joias da natureza e que celebrizaram a cidade como a mais elegante estância balnear da Espanha.
Cidade encantadora, San Sebastián não se limita a ser um destino de praia, possuindo também monumentos, edifícios elegantes e uma fascinante zona histórica reconstruída após o incêndio de 1813, repleta de lojas, restaurantes e bares de pintxos que revelam a refinada e extraordinária gastronomia de San Sebastián, reconhecida mundialmente e um dos principais atrativos turísticos desta cidade.
Mar, lazer e cultura são três palavras que representam San Sebastián, uma cidade romântica com um ambiente encantador considerada uma das mais belas cidades espanholas.

Cidade que conta com impressionantes paisagens naturais, San Sebastián possui também um valioso e extenso patrimônio arquitetônico e cultural.
As três praias urbanas de San Sebastián são verdadeiras maravilhas. Zurriola é uma praia perfeita para o surf que está localizada do outro lado do rio Urumea. Ondarreta e Concha são praias situadas na deslumbrante Baía da Concha.
Caminhe pelo Paseo de La Concha, que une a praia com o mesmo nome com a de Ondarreta, contemplando as maravilhosas vistas para o mar.
Não deixe de admirar El Peine del Viento de Eduardo Chillida, um conjunto de esculturas localizadas nas rochas no final da praia de Ondarreta e visite o Palácio Miramar, uma mansão de estilo inglês localizada na colina que separa as praias da Concha e Ondarreta.
O centro histórico, formado por ruas estreitas e localizado no sopé do Monte Urgull, é o local ideal para experimentar os famosos Pintxos.
Nesta parte mais antiga de San Sebastián você também pode conhecer o interessante patrimônio da cidade como as igrejas de San Vicente e de Santa María del Coro, o Museu San Telmo e a Plaza de la Constitución.
A sul do centro histórico se encontra o Centro Românico de San Sebastián. Este bairro está repleto de preciosos edifícios do final do século XIX caraterizados por um estilo parisiense e burguês.
Na sua visita a San Sebastián você deve incluir o Ayuntamiento (Prefeitura), um dos edifícios mais majestosos da cidade.
Conheça o Castillo de la Mota, situado no alto do Monte Urgull, que alberga a Casa-Museo de la Historia e visite o centenário Teatro Victoria Eugenia.
 

A gastronomia de San Sebastián é mundialmente conhecida, tanto pelas suas estrelas Michelin como pelos seus famosos Pintxos, umas delícias gastronômicas em miniatura.
“Ir de Pintxos” ou “El txikiteo” é um costume da região que consiste em ir de bar em bar provando Pintxos e tomando algo.
Usando produtos de primeira qualidade, seja carne, peixe, marisco ou verduras, a cozinha típica de San Sebastián apresenta como pratos mais tradicionais Marmitako, Bacalao al Pil Pil, Tortilla de Bacalao, Kokotxas de Merluza ou Bacalao, Chuletón a la Parrilla, Porrusalda e Txangurro que é uma suculenta receita de Santola.
Relativamente às sobremesas, os doces gipuzkoanos mais típicos são as Tejas e Cigarrillos de Tolosa, Pantxineta, Xuxos, Pastel VascoGoxua, que geralmente se serve em tigelas individuais.
Nos vinhos, o Txakolí de Guetaria possui Denominação de Origem e é um vinho branco jovem e frutado, com poucos graus e que deve ser servido fresco. Em San Sebastián também é famosa a sidra, que é a bebida mais tradicional no País Basco.

San Sebastián foi fundada no ano de 1180 pelo Rei Sancho “El Sabio” de Navarra.
Donostia é o nome de San Sebastián em Euskera.
A Rainha María Cristina passou todos os Verões, entre 1893 e 1928, em San Sebastián, exceto em 1898.
O majestoso Palacio de Miramar costumava ser a residência de verão da rainha da Espanha.
Cidade cultural, San Sebastián possui eventos importantes como o Festival Internacional de Cinema de San Sebastián.
San Sebastián foi a Capital Europeia da Cultura em 2016.
El Peine del Viento se define por um grupo de esculturas situado no final da praia de Ondarreta.
Concha é a segunda melhor praia urbana do mundo para a revista de viagens Travel and Leisure.
Donostia é a segunda cidade mais galardoada pelo famoso Guia Michelin.

Conheça os destinos