Abreutur - Pamplona

Pamplona

Fundada pelos romanos, Pamplona é a moderna, agradável e festiva Capital da província de Navarra.
Atravessada pelo Caminho de Santiago, Pamplona, que é Iruña em Basco, harmoniza história, modernidade, festas, tradições, monumentos e espaços verdes.
A tranquilidade de Pamplona só é quebrada pelo auge das festas tradicionais dos Sanfermines, uma celebração que atrai pessoas de todo o mundo e pela qual Ernest Hemingway, Prêmio Nobel de Literatura, tinha uma grande admiração.
No entanto, Pamplona não se limita aos Sanfermines, possuindo um ambiente urbano acolhedor, parques e jardins, ruas antigas e monumentos históricos.
A Catedral de Santa María, a Ciudadela, o Palácio de Navarra e as igrejas de San Saturnino e San Nicolás são os monumentos mais representativos do patrimônio de Pamplona.
Pamplona é uma cidade moderna, com um ambiente urbano muito acolhedor e uma cultura única.

Pamplona é uma cidade de fortes tradições, festividades, história e interessantes monumentos.
Visitando o centro histórico de Pamplona encontrará parte do conservado conjunto amuralhado da cidade, assim como outros interessantes monumentos.
A ponte de Santa Magdalena, da idade Média, atravessa o rio Arga e foi declarada monumento histórico.
A Catedral de Santa María la Real é um dos monumentos mais visitados da cidade e combina os estilos gótico e neoclássico. O conjunto da catedral é o mais completo e preservado da Espanha e o seu claustro é considerado um dos mais aprimorados do gótico universal.
Junto à Plaza de Toros você pode admirar o busto de Ernest Hemingway. O escritor, vencedor do Nobel da Literatura, passou temporadas na cidade e foi profundamente marcado e apaixonado pelos Sanfermines.
O Museu de Navarra, localizado no centro histórico, apresenta a arte e história de Navarra desde a Pré-história até ao presente.
A igreja de San Lorenzo guarda a imagem de San Fermín. Aproveite para visitar outras igrejas como a de San Saturnino, a de San Cernín e a de San Nicolás.
Na Plaza Castillo, entre no Café Iruña, um dos mais antigos da cidade, fundado em 1888, e frequentado por Hemingway.
A Ciudadela é uma antiga fortificação militar transformada num encantador espaço verde urbano que vale a pena conhecer.
O Portal de San Nicolás dá acesso ao parque La Taconera, o parque mais antigo da cidade que apresenta um estilo romântico e que acolhe uma grande variedade de espécies como cisnes, faisões, patos e veados.

Entre os pratos típicos de Pamplona ​​são incluídas especialidades da arte culinária de Navarra, que é concebida com os ingredientes de melhor qualidade da região.
A gastronomia de Pamplona apresenta pratos típicos como Pochas con Chistorra, Bacalao al Ajoarriero, Espargos, Guisado de Rabo de Toro, Cordero al Chilindrón e Pimientos de Piquillo con Relleno. Pimientos de Piquillo são produzidos em Lodosa, a 70 km de Pamplona, ​​e têm Designação de Origem.
Tal como em todo o País Basco, também em Pamplona é típico “salir de Pintxos”, provando as delícias gastronômicas em miniatura nos imensos bares da cidade.
Os doces típicos resultam de uma soma dos doces paladares de Navarra. Dentro das especialidades estão incluídos Roscos de Reyes, Tortas de Txantxigorri, Canutillos, Chandríos, Coronillas e Goxua.
Em Pamplona você também pode saborear uma grande variedade de queijos, incluindo duas variedades com designação de origem: Roncal e Idiazábal.
Para acompanhar qualquer prato tradicional da gastronomia da região, não há nada melhor do que um bom vinho com a Denominação de Origem de Navarra.

O complexo amuralhado da cidade foi declarado Monumento Nacional.
Os melhores pintxos de Pamplona podem ser apreciados durante a "Semana do Pintxo", um evento organizado pela Asociación de Hostelería de Navarra.
As comemorações de Sanfermines começam com o lançamento do fogo de artifíco da varanda do Ayuntamento no meio-dia no dia 6 de julho e terminam à meia-noite de 14 de julho com a canção de despedida "Pobre de mí".
Ernest Hemingway, Prêmio Nobel de Literatura em 1954, é o visitante mais famoso e apaixonado que Pamplona teve durante as festas de Sanfermines.
San Fermín é o padroeiro de Navarra.
O santo padroeiro de Pamplona é San Saturnino também chamado Serenin, Sernin ou Cernin.
A exposição "Occidens" na Catedral de Santa Maria foi agraciada com os prêmios Core77 em Nova Iorque como a melhor exposição do mundo.
Pamplona é atravessada pelo Caminho de Santiago.

Conheça os destinos