Abreutur - Madri

Madri

Localizada no centro geográfico da Península Ibérica, Madri é a moderna e cosmopolita capital da Espanha, que cativa pela sua história, seu grande patrimônio monumental, suas ruas vibrantes e sua animada vida cultural.
A cidade transmite uma atmosfera dinâmica condizente com uma grande capital europeia e seu charme é indiscutível, tanto pelos seus palácios e museus como por suas praças e jardins.
O Palácio Real, o Museu do Prado ou a Gran Vía, são atrações de Madri, uma impressionante cidade que é uma mistura harmoniosa de história, arte e lugares ideais para momentos de lazer.
Historicamente, Madri só ganhou verdadeira importância quando Felipe II mudou, em 1561, a Corte para o local. Desde então Madri se desenvolveu bastante, tornando-se uma das principais metrópoles do mundo.
Entre o enredo de seu passado e a modernidade de seu presente, Madri revela uma fascinante composição urbana e uma cultura rica e interessante.

Madri é uma cidade moderna que valoriza sua história grandiosa e seu importante patrimônio monumental e cultural.
Conhecer Madri significa passear pelas suas animadas ruas, admirar seus importantes monumentos, estudar sua história e provar a sua maravilhosa gastronomia.
Na Puerta del Sol, onde se localiza desde 1950 o chamado Kilómetro Cero das estradas radiais do país, você pode admirar e tirar fotos da estátua do urso e do medronheiro, símbolos de Madri. A Puerta del Sol está rodeada por uma área comercial exclusiva e pelo Paseo del Arte, onde se encontram museus, palácios e jardins.
Ao lado da Plaza Mayor fica situado o majestoso Palácio Real, um dos maiores palácios do mundo. Esta construção monumental do século XVII foi edificada por ordem do rei Felipe V e é caraterizada por uma mistura de barroco e classicismo. Neste belíssimo palácio podem ser  visitadas salas impressionantes como a Real Biblioteca, a Real Capilla ou o Salón del Trono. Depois de visitar o interior do Palácio Real, o ideal é dar um passeio pelos jardins do Campo del Moro e os jardins Sabatini.
Em frente ao Palácio se localiza o Teatro Real, uma das principais casas de ópera a nível internacional. Bem perto se encontra a Catedral de Almudena, consagrada em 1993 pelo Papa João Paulo II, tornando-se a primeira catedral consagrada fora de Roma.
Depois de contemplar a fonte de Cibeles, admire também a fonte Neptuno. A poucos metros da fonte Neptuno se encontra o célebre Museu do Prado, um dos melhores museus do Mundo. O Museu do Prado guarda a maior coleção de quadros de Goya, Velázquez, El Greco, Tiziano e Rubens. Madri possui outros interessantes museus como o Thyssen-Bornemisza e o Centro Nacional de Arte Rainha Sofia, com obras de Picasso, Joan Miró, Salvador Dalí, entre outros.
El Retiro é o parque mais importante de Madri e tem quase 400 anos. Um dos lugares mais famosos do parque e o preferido pelos turistas para fotos é o lindo Estanque del Retiro, onde se pode passear em barquinhos.
A visita a Madri deve incluir um passeio na Gran Vía, a mais conhecida e agitada rua de Madri, que é o local ideal para compras e para conhecer a gastronomia madrilena. As lojas exclusivas de marca podem ser encontradas nas rua Serrano.

Madri conjuga a gastronomia tradicional com a internacional e são vários os estabelecimentos que dão a conhecer deliciosos pratos, inclusive, alguns restaurantes possuem estrela Michelin.
No que se refere à gastronomia tradicional de Madri, o Cocido Madrileño é o prato mais típico e é servido da seguinte forma: primeiro uma sopa, depois o grão-de-bico, as batatas, o repolho e a cenoura, e por fim as carnes. No entanto, a capital de Espanha conta com outros pratos tradicionais, como Sopa de Ajo, Callos a la madrileña, Bacalao al Horno, Besugo de la capital, Guisos de Ternera, Tortilla de Patata, Oreja a la Plancha, Potaje de Garbanzos con Bacalao, Rabo de Toro guisado, Setas y Gambas al Ajillo, Gambas Rebozadas, Cochinillo Asado, Calamares Encebollados, Mollejas a la madrileña, Riñones de Ternera a la madrileña, Patatas Bravas, Huevos a la madrileña e Huevos rotos.
Para a sobremesa se pode seleccionar entre Naranjas a la madrileña, Buñuelos Rellenos, Rosquillas Tontas, Tejas, Barquillos, Torrijas, Picatostes e Churros con Chocolate. Também merecem ser provados os melões de Villaconejos e os morangos de Aranjuez.
Entre os queijos típicos de Madri estão os de Campo Real e os de Miraflores de La Sierra.
Os pratos desta maravilhosa cozinha merecem ser acompanhados por vinhos de excelência de Madri com Denominação de Origem, das três sub-áreas vinícolas de Arganda del Rey, San Martín de Valdeiglesias e Navalcarnero.

Felipe II mudou em 1561 a corte para Madri.
Carlos III foi um rei espanhol que no século XVIII modernizou Madri com uma série de melhorias nas infraestruturas da cidade.
A estátua de Philip IV, datada do século XVII, foi a primeira escultura equestre no mundo em que o cavalo se apoia apenas em duas pernas.
San Isidro é o santo padroeiro de Madri.
O restaurante Casa de Botín, também conhecido como El Sobrino de Botín, está listado no Guinness Book of Records como o restaurante mais antigo do mundo.
Picasso foi o diretor do Museu do Prado de 1936 a 1939.
A Torre de Cristal situada no complexo Cuatro Torres Business Area é o edifício mais alto na Espanha, com 249 metros.
Os leões da fonte de Cibeles, de acordo com a mitologia, são na verdade um leão e uma leoa, Atalanta e Hipómenes, então um dos leões não deveria ter uma juba porque é uma leoa.
O Atlético de Madrid tem a fonte de Neptuno como o local de celebração de suas conquistas esportivas. Já o Real Madri celebra na Cibeles.

Conheça os destinos