Abreutur - Porto Moniz

Porto Moniz

A parte nordeste da Ilha da Madeira foi ocupada pela primeira vez apenas na segunda metade do século XV. Localizada na ponta noroeste da magnífica ilha, Porto Moniz é uma pitoresca e agradável vila.
O seu nome tem origem em Francisco Moniz, que se acredita ser um dos seus fundadores e responsável pela construção da capela de Nossa Senhora da Conceição.
Porto Moniz é um destino reconhecido pelas suas piscinas naturais de água salgada, esculpidas na lava vulcânica onde a água cristalina do mar entra naturalmente.
Num cenário de serra e mar, Porto Moniz acolhe grande parte da maravilhosa Floresta Laurissilva, que remonta ao Período Terciário da Terra. Um passeio pelas Levadas permite contemplar a floresta classificada de Patrimônio Mundial Natural da Humanidade.
Entre o verde da floresta e o azul do mar, Porto Moniz é um lugar encantador que oferece cenários naturais maravilhosos e únicos.

Visitar Porto Moniz é encontrar um local encantado de distinta beleza paisagística.
As maravilhosas piscinas de Porto Moniz resultam da entrada do mar nas rochas vulcânicas e revelam um cenário natural único.
No Forte de S. João Baptista está instalado o Aquário da Madeira, que dá a conhecer a biodiversidade marinha do arquipélago.
Plena de miradouros, se destacam o da Ribeira da Janela, do Redondo e do Véu da Noiva. No Véu da Noiva encontra-se ainda uma deslumbrante Cascata.
A Floresta Laurissilva, uma das maiores riquezas da Região Autónoma da Madeira, tem a sua grande mancha no município do Porto Moniz. Imprescindível contemplar a vegetação singular desta floresta incluída na lista do Patrimônio Mundial Natural da UNESCO
O Chão da Ribeira, localizado no vale florestal de Laurissilva e Fanal, é uma zona verdejante com árvores milenares.
Para destemidos, uma viagem no Teleférico das Achadas da Cruz faz a ligação até a agradável e tranquila Fajã da Quebrada Nova e permite apreciar a paisagem escarpada até à praia.

A gastronomia de Porto Moniz apresenta os pratos mais famosos da Madeira.
Os Filetes de Peixe-espada são uma referência na cozinha típica e podem ser confecionados com banana ou com molho de cebolada. Potencializando os pratos de peixe e marisco, Porto Moniz possui uma diversificada oferta, que inclui Atum Salpresado, Arroz de Lapas, Caramujos, Cavalas Fritas com Milho Cozido.
A tradicional Carne de Vinha e Alhos pode ser servida como prato principal ou em sandes com bolo do caco, um pão típico da Madeira.
Os produtos hortícolas, como o feijão-verde, a pimpinela, a abóbora, o inhame e a batata-doce, são alguns dos produtos que entram na confeção dos pratos de Porto Moniz.

O nome Porto  Moniz tem origem no seu provável fundador, Francisco Moniz.
A localidade de Porto Moniz só passou a estar ligada ao resto da ilha depois da 2.ª Guerra Mundial, quando foi construída a estrada que liga o Porto Moniz a São Vicente. A estrada foi escavada na encosta e é, casualmente, atravessada por quedas de água que vão de encontro ao mar.
Porto Moniz acolhe grande parte da Floresta Laurissilva, representando cerca de 67% do total da mesma.
Porto Moniz ficou popularmente conhecido por “Batalhão” por ter sido o local de exercícios militares no século XVII.
Porto Moniz é uma das mais antigas freguesias do norte da ilha da Madeira.
Em Porto Moniz é preservada a tradição folclórica através de danças e bailados.
No folclore madeirense são utilizados instrumentos tradicionais como o machete, o rajão, a braguinha, rebeca, viola de arame, acordeão, triângulo e o tradicional “brinquinho” de fabrico local.

Conheça os destinos