Abreutur - Viseu

Viseu

Cidade antiga com um patrimônio monumental preservado, Viseu guarda séculos de história ao mesmo tempo que se afirma como uma das melhores cidades para se viver e visitar em Portugal.
Com uma natureza envolvente completamente deslumbrante, os panoramas da região enquadram a Serra do Caramulo, a Serra da Lousã e a Serra da Estrela.
Atravessada pelos rios Vouga, Dão e Paiva, a região é um fabuloso destino de enoturismo promovido pela reconhecida qualidade dos vinhedos da Região Vitivinícola do Dão.
As águas medicinais das Termas de Alcafache e de São Pedro do Sul fomentam o turismo de saúde na região.
Marcada pela figura de Viriato, valente Guerreiro Lusitano, Viseu é uma cidade de história que possui um valioso patrimônio monumental cujo ex-libris é a “Cava de Viriato", uma imponente fortificação.
Viseu é um destino de grande encanto que conjuga história, tradição, modernidade, dinâmica cultural, patrimônio monumental e magníficos cenários naturais.

Viseu é uma encantadora capital regional com um vasto patrimônio religioso, arquitetônico e natural.
Na Praça da República, também conhecida por Rossio, encontrará um bonito painel de azulejos. Visite o Museu Almeida Moreira que conta com um espólio de pinturas e esculturas da época Moderna. Junto ao museu encontre o belo Jardim das Mães.
A igreja da Ordem Terceira de S. Francisco é um dos mais belos exemplares da arquitetura religiosa da segunda metade do século XVIII, possuindo no seu interior painéis de azulejos que retratam a vida de S. Francisco.
Na Porta do Soar encontre uma imponente entrada no burgo medieval de Viseu e uma das duas portas que restam da Muralha Medieval. Visite a Sé Catedral de Viseu que harmoniza diversos estilos arquitetônicos e guarda Evangelhos do século XII. A Sé é um ponto referência para quem visita Viseu. A construção da catedral teve início no reinado de D. Afonso Henriques e ao longo dos séculos foi recebendo influências de diversos estilos. Destaque para as grandes torres da Sé que marcam a paisagem urbana de Viseu.
Em frente à Sé se encontra a Igreja da Misericórdia, uma construção do século XVIII que integra o Museu da Misericórdia.
Grão Vasco, principal nome da pintura portuguesa Quinhentista, tem honras de um museu com o seu nome. No Museu Grão Vasco, localizado no antigo palácio dos bispos, se encontram duas das grandes obras de Vasco Fernandes: um monumental a São Pedro e A Adoração dos Magos, um conjunto de 14 painéis sobre a vida de Cristo. O acervo inclui ainda Obras de Gaspar Vaz e Columbano Bordalo Pinheiro.
A Cava do Viriato, um monumento nacional, é uma imponente fortaleza associada a Viriato, herói Lusitano, mas cuja verdadeira origem permanece desconhecida.
Não deixe de atravessar a cidade de funicular, de fazer compras nas lojas da Rua Direita e provar os magníficos e reconhecidos vinhos do Dão.
 

A gastronomia de Viseu realça os sabores de terras beirãs com pratos típicos, consistentes e deliciosos.
Comece a sua incursão pela gastronomia viseense com uma Sopa Seca de Bacalhau, uma Sopa da Beira ou um Caldo Verde. Seguidamente escolha o prato principal da sua refeição, as opções são várias: Arroz de Carqueja, Entrecosto com Chouriço e Grelos, Cozido à Portuguesa, Cabrito Assado ou Vitela Assada à Lafões. O Rancho à Moda de Viseu é o mais célebre prato viseense e consiste numa mistura de várias carnes, legumes e macarrão.
“Viriato” é o nome do bolo mais conhecido de Viseu e pode ser encontrado em quase todas as confeitarias da cidade. Outros doces típicos são as Castanhas de Ovos, os Pastéis de Feijão, as Cavacas de Resende e o Pão-de-Ló.
Complete a sua refeição com os famosos vinhos tintos aveludados do Dão, proveniente da Região Demarcada do Dão.

Mito ou realidade, Viriato é considerado um herói Lusitano que protegeu Viseu dos invasores romanos.
Viseu é conhecida como a Cidade de Viriato.
Viseu é uma cidade situada entre os 400 e os 700 m de altitude.
A feira de São Mateus é a feira franca mais antiga da Península Ibérica.
Os assentos do coro da Catedral de Viseu são feitos em jacarandá do Brasil.
“Adoração dos Magos” de Grão Vasco inclui um índio brasileiro a prestar homenagem ao menino.
Em Viseu nasceu Vasco Fernandes, conhecido por Grão Vasco, que é considerado um dos principais artistas do Renascimento.
As origens de Viseu remontam à época castreja.
A Cava de Viriato é Monumento nacional desde 1910.
 

Conheça os destinos