Abreutur - Cáceres

Cáceres

Com uma localização elevada, entre a Sierra de la Mosca e a Sierrilla, Cáceres é sinónimo de história, cultura, arte, gastronomia e natureza.
Cidade monumental marcada pelo legado das culturas muçulmana, judaica e cristã, Cáceres possui um charme único.
A Cidade Velha de Cáceres é um dos mais completos e belos complexos urbanos da Idade Média e do Renascimento.
Considerada Terceiro Conjunto Monumental Europeu e Patrimônio Mundial pela UNESCO, Cáceres possui monumentos admiráveis, como a Catedral de Santa María, o Palácio de los Veletas, os palácios dos Golfines, a Casa del Sol, a Casa de los Paredes Saavedra, a Torre do Bujaco, o Arco de la Estrella e o Arco del Cristo.
Cercada por uma muralha mourisca e com um centro histórico  que mistura o estilo gótico e renascentista, Cáceres conserva uma das mais impressionantes heranças monumentais da Espanha.
A história flui nos tesouros monumentais de Cáceres o que torna esta cidade um destino fascinante e único da Extremadura.

Intramuros e extramuros, na cidade de Cáceres não faltam lugares para visitar. Esta cidade monumental tem um belo patrimônio histórico e arquitetônico que a torna a cidade mais charmosa da Extremadura.
A praça principal extramuros permite observar as muralhas, a Torre dos Púlpitos, a Torre de Yerba e a Torre de Bujaco. Esta última tem um museu integrado e oferece excelentes vistas.
O Arco de la Estrella dá acesso à cidade dentro das muralhas, onde estão localizados belos monumentos.
A Catedral de Santa María é um monumento imperdível em Cáceres. O edifício, construído entre os séculos XV e XVI, pode ser considerado de estilo românico de transição para o gótico e tem uma única torre renascentista.
Entre os monumentos religiosos também merece uma visita a Igreja de San Francisco Javier com suas torres brancas. Esta igreja jesuíta de estilo barroco é um símbolo de Cáceres.
Muito próximo da igreja está o Museu de Cáceres que ocupa o Palacio de las Veletas, que alberga as secções de Arqueologia e Etnografia, e a Casa de los Caballos, que acolhe a coleção de Belas Artes. Entre os museus de Cáceres se encontram também o Museu de História e Cultura Casa Pedrilla e a Casa Museu Guayasamín.
Com um passeio pela Plaza de las Veletas é possível admirar o antigo bairro judeu.
Dentro da província de Cáceres, os municípios de Guadalupe e Trujillo têm outros pontos de interesse. Em Guadalupe, o Mosteiro Real de Santa María de Guadalupe, construído a partir do século XIII e declarado Patrimônio da Humanidade, abriga tesouros artísticos, como as obras de Zurbarán, El Greco ou Goya.
Ao mesmo tempo, na cidade monumental de Trujillo, vale a pena visitar a Plaza Mayor, as muralhas e o castelo, a igreja de Santa Maria La Mayor e o Palácio dos Marqueses de La Conquista.

Com influências da cultura árabe e da sefardita, a gastronomia de Cáceres é uma mistura de pastoral e conventual.
Os produtos típicos da Extremadura garantem uma extraordinária qualidade dos pratos mais emblemáticos de Cáceres. Patatera, que é uma salsicha feita a partir de uma mistura de gordura de porco ibérico com purê de batatas e colorau, Manteca Colora e o cremoso queijo Torta del Casar são produtos típicos de Cáceres.
Entre os vários pratos típicos da rica e variada cozinha de Cáceres se destacam a Chanfaina, Gazpacho Cacereño, Frite, Migas Extremeñas, Pestorejo Extremeño, Patatas en Escabeche, Caldereta Extremeña e Zorongollo, que é uma salada muito popular na Extremadura.
Na doçaria típica são famosas as Perrunillas e também Buñuelos de Viento, Rosquillas de Alfajores de Cáceres, Pestiños, Hornazos, Mantecados, Flores Extremeñas, Bombones de Higo, Técula Mécula e Sapillos, que são típicos da Semana Santa.
Para acompanhar a refeição, nada melhor que um vinho de “pitarra” Cedarvín ou outro dos vinhos de Cáceres com Denominação de Origem Ribera del Guadiana.
A cena gastronômica de primeira qualidade pode ser encontrada em vários restaurantes, alguns deles classificados com Soles Repsol e Estrela Michelin.

A cidade de Cáceres foi fundada pelos romanos em 34 a. C.
Cáceres é uma cidade espanhola e município localizado no centro da comunidade autônoma da Extremadura.
A antiga cidade de Cáceres foi declarada Patrimônio da Humanidade pela Unesco em 1986 e está considerada local de interesse cultural desde 1949.
A "Cidade Monumental de Cáceres" foi declarada pelo Conselho da Europa como o Terceiro Conjunto Monumental da Europa em 1968.
O centro histórico de Cáceres é delimitado pela muralha.
Pedro Sánchez Lobato foi o arquiteto encarregado de dirigir as obras da Igreja de São Francisco Xavier.
A comunidade autônoma de Cáceres é a capital cultural da Extremadura.
Cáceres é membro das Redes Caminos de Sefarad.
Em 2015, Cáceres foi escolhida como a capital espanhola da gastronomia.
A Rota de Carlos V segue os passos do Imperador Carlos V em sua jornada ao Mosteiro de Yuste.
Pitarra é um vinho fundamentalmente artesanal.

Conheça os destinos