Abreutur - Coimbra

Coimbra

Conhecida como a Cidade dos Estudantes, Coimbra representa as raízes da nação portuguesa, a sua história e cultura.
Banhada pelo belo rio Mondego, Coimbra é uma urbe da região Centro de Portugal com grande relevância histórica e cultural, sendo considerada uma das mais importantes cidades portuguesas.
A Universidade de Coimbra é o ex-libris da cidade e foi fundada por D.Dinis,em 1290, sendo uma das mais antigas universidades do mundo ainda em funcionamento, com mais de 700 anos de história.
A biblioteca Joanina da Universidade é uma obra-prima do Barroco, mandada construir por D. João V de modo a glorificar a riqueza do império, sobretudo da fortuna advinda do Brasil.
Coimbra, local onde nasceram seis reis de Portugal, guarda um extenso patrimônio arquitetônico, como a majestosa Sé Velha e o soberbo Mosteiro de Santa Clara.
Palco da história de amor de D. Pedro e da fidalga Inês de Castro, Coimbra é reconhecida pelas suas tradições acadêmicas e a beleza do rio Mondego, que conferem a esta cidade uma aura de charme e um encanto que, segundo o fado, é ainda maior na hora da despedida.
 

Coimbra é uma cidade histórica e encantadora com imensos interesses culturais e patrimônio arquitetônico.
Visite a Universidade de Coimbra, a mais antiga universidade do país, que se carateriza pela sua impressionante arquitetura e cuja Torre, terminada em 1733, é visível em toda a cidade.
Admire a Capela de São Miguel com os seus soberbos azulejos e a magnificente Sala Grande dos Actos. Se deslumbre com a Biblioteca Joanina, um tesouro de inspiração barroca construído no século XVIII, que guarda cerca de 300 000 livros opulência de inspiração barroca.
Nas Escadas do Quebra Costas encontrará um ponto histórico da cidade. A longa escadaria faz parte do castelo e da muralha medievais de Coimbra, ligando as partes Alta e  Baixa da cidade.
Visite a imponente Sé Velha de estilo românico e a Casa de Artesanato que exibe peças de cerâmica e azulejaria da região.
Na Sé Nova, fundada pelos Jesuítas, encontre uma interessante arquitetura religiosa.
O Mosteiro de Santa Cruz, fundado em 1131 e com estatuto de Panteão desde 2003, abriga os túmulos dos primeiros reis de Portugal – D. Afonso Henriques e D. Sancho I.
O Jardim Botânico e o majestoso Mosteiro de Santa Clara-a-Velha, reconstruído a mando da Rainha Santa Isabel, são paragens obrigatórias durante o seu passeio.
A Quinta da Lágrimas possui um deslumbrante jardim que guarda a trágica história de amor entre D. Pedro e Inês de Castro. Conheça a dramática história, a Fonte dos Amores e Fonte das Lágrimas.
Reserve tempo para um tranquilo passeio pelas ruas da Baixa de Coimbra onde encontrará um quadro interessante de lojas, restaurantes e cafés.

Coimbra apresenta uma gastronomia de excelência, baseada nos sabores do Centro.
A Chanfana e o Leitão da Bairrada são os pratos que mais se destacam. A Chanfana é uma especialidade confecionada em caçoilas de barro preto, nas quais a carne de cabra velha é embebida em vinho tinto e cozinhada nos tradicionais fornos a lenha. O Leitão da Bairrada foi considerado uma das 7 Maravilhas Gastronômicas de Portugal.
A doçaria de Coimbra é marcadamente Conventual. Os Pastéis de Santa Clara do Convento de Coimbra são os mais famosos, mas também são doces conventuais da região as Queijadas de Coimbra do Convento da Nossa Senhora da Natividade, os Pastéis de Lorvão, os Biscoitos de Canela, a Barriga de Freira e a Charcada de Coimbra. As Arrufadas são consideradas o bolo mais tradicional e representativo de Coimbra, estando associadas à tradição Pascal da região.
A Bairrada, uma zona limítrofe, é conhecida pelos seus vinhos tintos, brancos e espumantes de qualidade.

Coimbra é conhecida pelos animados festejos acadêmicos.
Os habitantes de Coimbra chamam o rio Mondego de “Rio dos Poetas”.
D. Sancho I foi coroado na Sé Velha.
A Universidade de Coimbra foi a primeira universidade portuguesa.
D. Dinis fundou a Universidade de Coimbra em 1290 em resposta a um pedido eclesiástico.
Segundo a lenda, o sangue derramado por D. Inês terá deixado uma mancha avermelhada nas pedras da Fonte das Lágrimas.
O Padre António Vieira pregou em Coimbra o Sermão de Santa Catarina. Os sermões de Padre António Vieira, religioso, filósofo, escritor e orador, são de grande importância no barroco brasileiro e português.
A rainha Santa Isabel de Aragão é a padroeira da cidade.
A Universidade de Coimbra, Alta e Sofia, foram declaradas Património Mundial da Humanidade pela UNESCO em 2013.

Conheça os destinos