Abreutur - Tavira

Tavira

Tavira é uma encantadora cidade onde a história de um castelo no cimo da colina se conjuga com a beleza natural da Ria Formosa, um intrincado sistema lagunar de encanto único, que separa a cidade das belas praias.
Cidade histórica, repleta de igrejas (algumas eram mesquitas) e vestígios da presença árabe, Tavira é dividida pelo rio Gilão e unida por uma ponte, que se julga de origem romana.
A longa costa de Tavira conta com praias acessíveis apenas por barcos, resultando num paraíso natural de areal branco e águas cristalinas.
No interior o cenário é de serra e a protagonista é a do Caldeirão. As suas rochas xistosas compõem a maior cordilheira do Algarve e guardam uma tranquilidade e uma vegetação únicas.
Conhecida pela célebre dieta mediterrânica, Tavira tem nos produtos do mar os seus trunfos gastronômicos. Uma gastronomia celebrada nos dois festivais anuais que acolhe: O Festival de Gastronomia Serrana e o Festival de Gastronomia do Mar.
Tavira é um destino incrível que conserva um patrimônio único e oferece uma deliciosa combinação de arquitetura e cenários naturais.

Entre as paisagens das suaves colinas, o charme do rio Gilão e a beleza natural da Ria Formosa, há toda a cultura e dinâmica de uma cidade histórica que apresenta uma arquitetura singular.
Em Tavira é imprescindível explorar os vestígios árabes, como o castelo, as antigas muralhas da cidade e as mesquitas que foram convertidas em igrejas.
As torres do Castelo de Tavira oferecem vistas panorâmicas sobre uma cidade que deve ser explorada a pé, podendo apreciar seus elegantes edifícios com peculiares telhados piramidais, as portas de reixa com entrelaçados de madeira, que evocam a herança árabe, e suas praças que mantêm as caraterísticas de uma Vila Piscatória. Várias igrejas podem ser visitadas, cada uma com a sua história, destacando-se a igreja da Misericórdia, considerado o melhor edifício renascentista Algarve.
No Mercado da Ribeira há vários espaços de comércio e restaurantes onde se pode saborear a maravilhosa gastronomia tradicional.
O encanto de Tavira muito se deve ao estuário da Ria Formosa, um cenário deslumbrante onde pode passear de barco e observar os flamingos que habitam nas salinas.
A sul da cidade estão as praias da Ilha de Tavira. Estas praias são das mais belas do Algarve e estão protegidas pelo Parque Natural da Ria Formosa.
 

Serra e mar influenciam a maravilhosa gastronomia típica de Tavira, que se distingue pela frescura e excelência dos seus ingredientes.
A viagem pela gastronomia de Tavira tem início com uma Sopa de Conquilhas.
Como prato principal, entre o Arroz de Polvo de Santa Luzia, a Feijoada de Lingueirão ou a receita serrana de Borrego no Tacho, a decisão é difícil, mas uma vez feita a escolha a satisfação é garantida.
Rica em sabores do mar, atum, tamboril, corvina e robalo são elementos que compõem os pratos típicos da cozinha regional. O peixe grelhado é bastante apreciado em todo o Algarve e Tavira não é exceção.
Ora a refeição não estaria completa sem um doce no final e as opções voltam a ser muitas: folhado de Tavira, Dom Rodrigos e Bolo Mimoso com as famosas laranjas e amêndoas.
Para acompanhar a maravilhosa comida local, nada melhor do que um amadurecido vinho tinto de Tavira.

Na era de quinhentos, Tavira era a cidade mais populosa do Algarve e um porto de grande importância estratégica.
Os telhados de quatro águas são a imagem de marca de Tavira e permitem aumentar a circulação de ar nas casas, fazendo com que sejam mais frescas no Verão e isolando o frio no Inverno.
Na capela-mor da Igreja de Santa Maria do Castelo, uma lápide indica o local da sepultura de D. Paio Peres Correia, Guerreiro determinante na reconquista cristã do Algarve e de parte do Sul de Espanha. O mosteiro espanhol de Santa Maria de Tentúdia possui, igualmente, um túmulo de D. Paio Peres Correia. Existindo assim um mistério quanto ao verdadeiro local onde está sepultado o guerreiro.
A cerca de 750 metros da zona concessionada da praia do Barril há uma Zona Oficial Naturista.
 

Conhe�a os destinos