Abreutur - Saragoça

Saragoça

Localizada às margens dos rios Ebro, Huerva e Gállego, e do Canal Imperial de Aragão, no centro de um amplo vale, Saragoça é uma cidade da comunidade autônoma de Aragão, que também se destaca por sua rica paisagem, sua história, seu patrimônio monumental e sua gastronomia.
Saragoça tem mais de dois mil anos de história e ao longo desse tempo foi o lar de quatro civilizações: a romana, a muçulmana, a judia e a cristã, das quais restam monumentos e outros valiosos vestígios.
Cidade cheia de história, muitos são os monumentos que se destacam em Saragoça, como a Catedral-Basílica da Nossa Senhora do Pilar, a Catedral La Seo e o Palácio da Aljafería, que fazem parte do eloqüente testemunho monumental de uma cidade que floresceu ao longo dos séculos.
Outros pontos interessantes de Saragoça são os seus espaços verdes, sua variada rede de museus e suas festividades, como as famosas Festas do Pilar.
Paisagens, monumentos e tradições compõem um lugar único e maravilhoso, fazendo de Saragoça um dos principais destinos turísticos da Espanha.

Com séculos de história, Saragoça tem mil e um encantos para descobrir. A paisagem, o patrimônio e a cultura singular fazem de Saragoça uma das cidades espanholas com mais turistas.
Vale a pena conhecer o centro histórico, começando pela Plaza del Pilar, onde se destacam monumentos de beleza cativante e grande importância. A praça é a base para descobrir monumentos como a Basílica do Pilar, a Lonja, a Catedral de La Seo e o monumento de homenagem a Goya.
A Basílica do Pilar é um templo barroco construído entre os séculos XVII e XVIII, que guarda a lenda cristã da aparição de Maria em Saragoça em uma coluna - popularmente chamada de "El Pilar". No interior da Basílica destacam-se os frescos, como a cúpula "Regina Martyrum" de Goya. Da Ponte de Piedra, se consegue a melhor vista da Basílica del Pilar.
A Catedral de Salvador de Saragoça é geralmente chamada de "La Seo" e foi declarada Patrimônio da Humanidade pela Unesco. Este monumento é caracterizado por diversos estilos arquitetônicos, como gótico, mudéjar, renascentista e barroco, e integra o Museu da Tapeçaria.
O Museu Foro de Caesaraugusta merece uma visita. Neste museu se revelam os restos do fórum da antiga cidade romana de Caesaraugusta.
O Museu do Teatro de Caesaraugusta é outro essencial em uma visita a Saragoça. Construído no século I, este Teatro Romano foi somente descoberto em 1972. O museu analisa a história de um valioso vestígio da civilização romana na cidade.
Um dos monumentos mais graciosos da cidade é o Palácio Aljafería, cujos vestígios mudéjar foram declarados Patrimônio da Humanidade pela Unesco, em 2001.
No Paseo de la Independencia existem lojas onde é possível comprar lembranças desta encantadora cidade.
A zona da Expo é uma área interessante, na qual existem impressionantes edifícios arquitetônicos, como o Pabellón de Aragón ou a Torre del Agua, e ainda a Ponte do Terceiro Milênio e o Aquário Fluvial.

A tradição culinária de Saragoça é o resultado de produtos da cidade e outras áreas de Aragão, dos quais se destacam, pela sua excelente qualidade, a carne e os legumes.
Acelga, feijão-verde, azeitonas pretas, amêndoas, trufas, azeite e açafrão são ingredientes de qualidade reconhecida que entram na confeção dos pratos mais típicos de Saragoça.
Algumas das receitas tradicionais são as Migas, Magras com tomate, Huevos (ovos) al Salmorejo, Arroz a la Zaragozana, Frango al chilindrón, Bacalhau Ajoarriero, Salada Aragonesa, Fritada e Lomo a la Zaragozana.
Quanto aos doces se destacam as Frutas de Aragão, umas frutas cristalizadas e cobertas com chocolate. Outros doces típicos são Magdalenas, Tortas, Rosquillas e Adoquines del Pilar.
Para acompanhar a gastronomia típica de Saragoça o escolhido deve ser um vinho da província, que tem três Denominações de Origem Protegida: Cariñena, Campo de Borja e Calatayud.

Saragoça é uma cidade e um município da Espanha, capital da região de Saragoça, pertencente à província homônima e à comunidade autônoma de Aragão.
A população documentada mais antiga data do século VII a.C.
O imperador Cesar Augusto é o fundador da cidade de Saragoça.
A antiga cidade romana de Caesaraugusta é a única cidade romana que teve o privilégio de ter o nome completo do imperador César Augusto.
Saragoça é uma das cidades espanholas que recebe mais turismo.
A Basílica-Catedral de Nossa Senhora do Pilar é o maior templo barroco da Espanha.
A Catedral-Basílica de Nossa Senhora do Pilar, foi considerada, em 2007, como um dos doze tesouros da Espanha.
A Catedral do Salvador está construída sobre as ruínas da mesquita da era muçulmana e esta, por sua vez, sobre um templo romano.
Francisco de Goya nasceu em Saragoça.“Fiestas del Pilar” são as festividades mais importantes e conhecidas da cidade.
Saragoça fica a cerca de 300 km de Madri, Barcelona, Valência e Bilbau.
Os vestígios mudéjares do palácio da Aljafería foram declarados Patrimônio da Humanidade pela Unesco em 2001, como parte do conjunto "Arquitetura Mudéjar de Aragão".
O Palácio da Aljafería é o palácio árabe situado ao norte do mundo.
A Expo Zaragoza se realizou entre 14 de junho e 14 de setembro de 2008 e teve como tema "Água e desenvolvimento sustentável".

Conheça os destinos